1 de novembro de 2011

Planeta Terra aposta em ações para diminuir impacto ambiental

Além de mais de dez horas de muita música e agito, o Planeta Terra Festival 2011, que será realizado no dia 5 de novembro, no Playcenter, em São Paulo, também honra o nome do evento e tem uma grande preocupação em diminuir o impacto ambiental que grandes festas causam. E não é porque está na moda realizar ações ambientais não. É mais do que isso, é uma necessidade real. O evento se preocupa com o planeta, e quem curte o festival também ajuda a cuidar do meio ambiente.

Durante os shows, serão realizadas diversas ações com o intuito de compensar o impacto causado por toda a estrutura logística do evento e seguir o projeto de neutralização de CO₂. No local das apresentações, haverá um centro de triagem e reciclagem de resíduos aberto ao público. Além disso, serão distribuídos oito mil coletores de bolso que deverão ser usados para a dispensa de bitucas de cigarro, papéis de bala e o que mais o público precisar. Já os lixos serão separados, tanto na área comum como no camarote vip.

Para isso, o Terra conta com a HP como patrocinadora oficial de todas as ações de sustentabilidade e com mais diversas empresas que podem associar seu nome às ações realizadas para posterior divulgação dos ideais sustentáveis. A ideia é atrelar à marca do festival uma preocupação com o planeta que dure mais que os shows e seja atrelada à vida das pessoas que participam do evento.

A realização do trabalho no festival será feita pela ONG Os Recicleiros, que atua no desenvolvimento de trabalhos socioambientais visando a redução do impacto socioambiental aliada a benefícios sociais para as comunidades participantes do projeto e para o público presente.

Enquanto você curtir o festival, terá gente aproveitando a oportunidade de trabalhar. Parte da mão de obra responsável pelas ações de sustentabilidade vem de iniciativas sociais. Afinal, para cuidar do planeta é preciso também se preocupar com o ser humano.

Assim como nos anos anteriores, a meta é reciclar 100% dos resíduos gerados durante o evento e, para isso, é importante contar com a colaboração de todos.

Faça a sua parte, não só no evento como também no seu dia a dia. Durante o Planeta Terra, aproveite para visitar as oficinas de reciclagem e descubra como você pode ajudar com a mudança de pequenos hábitos.

Histórico:

Desde sua primeira edição, em 2007, o Planeta Terra Festival desenvolve ações de cuidado com o meio ambiente para minimizar seus impactos. Na edição de 2009, foram reciclados 100% dos resíduos gerados durante o evento. Coletores e um centro de triagem e preparação de resíduos para reciclagem foram instalados no Playcenter e funcionaram durante as 12 horas do festival. Lembre-se: papéis, plásticos, metais e vidro são recicláveis. Por outro lado, restos de alimentos e guardanapos sujos, por exemplo, são lixos orgânicos.

Em 2010, não foi diferente. Os cerca de 20 mil presentes foram alvo de campanhas de conscientização e ações de sustentabilidade promovidas pelo Terra, também em parceria com a ONG Os Recicleiros e com a HP.

Durante as mais de 10 horas de festival, cerca de 30 pessoas da cooperativa Cooper Viva Bem, parceira de Os Recicleiros, trabalharam incessantemente na coleta, reciclagem e gestão de resíduos espalhados pelo festival.

0 Comentários: