14 de junho de 2010

História do Playciência

O Playciência é uma apresentação interativa, ilustrado com experiências práticas e simulações, que apresenta de forma lúdica como os conceitos da física agem nas atrações do parque. É uma ferramenta pedagógica eficiente na educação científica, capaz de direcionar a atenção do aluno para os temas da física presentes nas atrações e no seu cotidiano. Criado em 1997, o programa é pioneiro na aplicação do conceito de “endutainment” na América Latina e transformou o parque num imenso laboratório de ciências.


As “aulas show”, uma forma diferente de apresentar o universo lúdico e excitante da ciência, são ministradas de forma curiosa e bem humorada pelo o elenco do “Ciência em Show”, formado pelo os professores de física licenciados pela USP Daniel, Gerson e Wilson, os personagens “Cientistas Malucos” do SBT.
Além das aulas, os estudantes poderão vivenciar experiências que estão relacionadas ao cotidiano, como na visita deles ao Playcenter, onde eles mesmos brincando nas atrações do parque estarão aprendendo ainda mais sobre a física. Como no movimento da queda do Turbo Drop, nas colisões do carrinho da Auto Pista, na força centrípeta do looping da Looping Star, no movimento de pêndulo do Evolution e Cataclisma e tudo isso também está ligado à adrenalina, o hormônio de fuga que maximiza a geração de energia pelo corpo, necessária para fugir ou agir em situações extremas, o que permite a uma pessoa ter a coragem de enfrentar atrações cada vez mais radicais e com disposição de repetir a dose várias e várias vezes.


Conheça um pouco mais sobre os Cientistas Malucos:


Wilson Roberto Pereira Junior
Licenciado em Física pela USP. Trabalhou por quatro anos no "Show de Física - USP" e no projeto "Atividades Experimentais de Física - CEFAM" conceituados programas do instituto. Coordena há seis anos o projeto Playciência no Playcenter, projeto que visa integração da física ao parque de diversões.

Gerson dos Santos Julião
Licenciado em Física pelo Instituto de Física da USP. Mestre em Ensino de Ciências pela USP, onde desenvolveu a tese “O Show de Física – diálogos científicos”.

Daniel Angelo dos Santos
Licenciado em Física pelo Instituto de Física da USP. Atualmente cursa Pós-Graduação em Ensino de Ciências, onde trabalha com a pesquisa “Experimentação no Ensino de Física”.
Para saber mais sobre o Playciência e o projeto Playcenter Escola:

Para saber mais sobre o Ciência em Show e os Cientistas Malucos:
www.cienciaemshow.com.br



Matéria postada no Blog do Playcenter !

0 Comentários: