22 de junho de 2008

A Història do Playcenter

A História

Há 35 anos, mais precisamente no dia 27 de Julho de 1973, surgia um parque inovador e que surpreenderia não só a Barra Funda em São Paulo, mas também o Brasil e, por que não, o mundo? Esse é o começo da História de um ícone de São Paulo...
É a História do Playcenter!!!

Após Marcelo Gutglas conhecer um parque de diversões em Napoli na Itália, ele constatou que esse era um tipo de entretenimento que precisaria ter em São Paulo, e a partir disso, começou a ser escrita a História do Playcenter. Na época, no início dos anos 70, ele trouxe para o Brasil a primeira Montanha-Russa de grande porte daquele período. Ela foi instalada numa pequena área no Parque do Ibirapuera e foi um imenso sucesso absoluto que resultou no funcionamento dela por mais de 24 horas no dia de sua inauguração. E com isso, o jovem empresário constatou que poderia expandir. E em 1972 começou a nascer o Playcenter conhecido por todos, e que na época se chamava “Centro de Diversões”.

Em 27 de Julho de 1973, o Playcenter foi inaugurado num terreno isolado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, numa área em torno de 50 mil e que possuía cerca de 15 atrações, entre elas, a Montanha-Russa Grenoble, o Trenó Aquático (que depois se tornou a Montanha Encantada), a Maria Fumaça, o Amor Express, o Tele Combate, o Kart e a Casa do Monstro.

Após alguns anos, com o sucesso do Parque, foi formado o Playcenter Móvel que tinha a missão de divulgar o Playcenter em São Paulo e também levar a emoção e a alegria pelo Brasil e pela Argentina.

No final da década de 70, o Playcenter surpreendeu mais uma vez trazendo uma Montanha-Russa chamada Colossus, que iniciou tempos mais tarde o projeto da atração Splash, que seria algo inovador no Brasil. E além dele, também vieram atrações que levaram o público ao delírio; como a Montanha-Russa, o Tornado e os brinquedos La Bamba, Hang Ten, Show dos Ursos, Trambant, Polvo, Enterprise, enfim... Atrações que marcaram o público que freqüentava o Playcenter. Em 1988, o parque inovou mais uma vez, lançando o evento “Noites do Terror”, que até hoje é sucesso absoluto no Mundo inteiro!

Nos anos 90, o nome Playcenter já era reconhecido internacionalmente. E além do Parque Móvel, Playland e do Play Norte (um pequeno parque de diversões em São Paulo), o grupo Playcenter resolveu desbravar novos mares, o que resultou em 1994 na abertura do Playcenter Pernambuco e em 1997, o início do Playcenter Great Adventure, mais tarde renomeado como Hopi Hari, que tinha a proposta de ser um Playcenter com uma ênfase maior para a família, mas com toda a emoção, alegria e adrenalina proporcionada pelo parque original. O Hopi Hari foi inaugurado em 1999. As atrações que marcaram essa década foram várias, entre elas o Evolution, Turbo Drop, Sky Coaster e as Montanhas-Russas: Boomerang e Looping Star.

No inicio dos anos 2000, iniciava uma crise no setor e principalmente no Playcenter, que estava fora da foco em relação ao público pois naquele momento, a preferência era o recém inaugurado Hopi Hari. Com uma dívida superior a R$ 145 milhões, em 2002, o Playcenter que havia sido assumido 100%, foi vendido e recomprado por seu fundador a atual Dono Marcelo Gutglas, que em 1997, havia se desligado do parque para auxiliar o projeto Hopi Hari.

A partir de 2002, iniciou-se um grande plano de reestruturação com atrações indo embora e outras chegando como o Waimea que inaugurou em 2003. Entre 2004 e 2005, o Playcenter teve que devolver a sua antiga área 1 para a Prefeitura , o que resultou no remanejamento de algumas atrações e desativação de outras que eram clássicas e queridas por muitos , como a Montanha-Encantada , Maria Fumaça e a Roda Panorâmica (que hoje opera no Hopi Hari com o nome de Giranda Mundi). Em 2005, chegaram a Montanha Russa Windstorm e algumas inovações pelo parque, como a nova praça de alimentação mais centralizada e com diversas opções de alimentação, o conceito de preservação do Meio Ambiente em conjunto com a ONG SOS Mata Atlântica e novos projetos para auxiliar em aulas extracurriculares de escolas, como o Playciência. As ultimas atrações inauguradas pelo parque foram O Mistério da Monga e o Corredor Ambiental.

Em 2010, o Playcenter completou 37 anos, com um parque totalmente remodelado e com uma infra-estrutura semelhante ao dos grandes parques da Europa e dos Estados Unidos. Atualmente, são cerca de 40 atrações divididas numa área de 85 mil metros.

0 Comentários: